FEP

Estudar no estrangeiro

A frequência em ciclos de estudo no estrangeiro é, nos dias de hoje, fortemente valorizada tanto a nível académico como profissional. Cada vez mais as empresas valorizam estudantes recém licenciados com experiência académica e profissional no exterior,  e o Ensino Superior apresenta-se como um forte veículo para concretizar tal objetivo. 

As próprias instituições de Ensino Superior têm incentivado os seus estudantes a participar cada vez mais nestes programas e a a completar alguns dos seus ciclos de estudo em instituições de Ensino Superior de referência mundial, promovendo-se assim a multidisciplinaridade e multiculturalidade nas instituições de origem e de destino. 

Contudo, estes processos exigem sempre um forte complemento de apoio financeiro por parte do agregado familiar pois ainda que existam bolsas para estes programas de mobilidade, estas permitem aos estudantes apenas usufruir de uma série de benefícios (incluindo isenção de propinas numa universidade parceira), bem como suportar alguns custos suplementares associados ao facto de o período de estudos decorrer no estrangeiro.

Desta forma, se fizeste um planeamento orçamental equilibrado no passado, se conseguiste efetuar alguma poupança enquanto estiveste a estudar, poderás agora considerar aplicar essa poupança e apostar nos teus estudos no exterior. Por outro lado, se no teu agregado familiar não tens grande suporte financeiro para esta nova etapa académica, podes sempre considerar a contração de um empréstimo bancário para prosseguires os teus estudos lá fora. Neste pequeno espaço, damos-te a conhecer alguns dos programas mais comuns de mobilidade estudantil em vigor na Universidade do Porto:

Para mais informações sobre os programas de mobilidade disponíveis para os alunos da Universidade do Porto, clique aqui.

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
design: SEARA.COM