Poupar e investir
A poupança é a parcela das receitas disponíveis que não gastas e que é guardada para ser utilizada num momento futuro. A poupança está também muito associada ao evitar de despesas, ao colocar a salvo ou economizar parte dos rendimentos. Esta permite-te ainda realizar projetos no futuro, responder a qualquer imprevisto, acumular um capital que capitaliza de ano para ano (no caso das aplicações financeiras) proporcionando-te assim, liberdade para agir no futuro.
A poupança vai crescendo em função das regras e disciplina que nós próprios criámos em torno dos nossos rendimentos. Algumas das regras básicas da poupança passam por:
• Colocar algum de parte: significa retirar uma parte da mesada (correspondente a por exemplo menos 10% do total do rendimento que recebes) logo que o recebas e antes de pagar a terceiros para uma conta poupança ou para um pequeno cofre à parte. Ao colocares logo de parte um montante no início do mês, ainda que não saibas para onde vai o dinheiro durante o mês, ao menos já planeaste logo no início. Uma maneira expedita de o fazeres é colocares uma transferência agendada no teu banco online automatizando esta regra, transferindo o dinheiro logo para uma conta poupança.
• Controlar as entradas e saídas de rendimento: Deves fazer uma lista ou utilizar uma ferramenta online ou outra que te acompanhe para todo lado onde registes regularmente as tuas despesas e receitas por dia e por categoria. Isso vai-te dar uma consciência real do dinheiro e em alturas de mudança de vida como esta em que te encontras este controlo é essencial para manteres as finanças equilibradas.
• Definir orçamentos de despesas: Ao definir orçamentos para os vários tipos de despesas estarás a gerir o teu mês de acordo com o planeado. Tal como uma empresa faz os seus orçamentos por rubricas e sabe quanto poderá gastar no máximo em cada categoria de despesa, tu deverás fazer o mesmo. O valor a definir para cada categoria de despesa poderá ser uma média dos gastos mensais dos últimos meses para cada categoria.
Uma gestão responsável da poupança permitir-te-á planear o teu futuro de uma forma mais segura, evitando o recurso a crédito desnecessário, tornando-te cada vez mais independente na tomada de decisões financeiras durante toda a tua vida académica. Com uma poupança considerável nos primeiros anos do teu percurso académico, por exemplo, poderás planear com mais assertividade e segurança uma eventual conclusão do teu ciclo de estudos no estrangeiro ou até mesmo planear o lançamento do teu próprio negócio com recurso a fundos próprios por alternativa ao financiamento bancário.
LINKS RELACIONADOS
Portal TodosContam – Poupar e Investir