Programas de estágio
A forma mais segura de ingressares no mercado de trabalho é, na maior parte das vezes, por via de um estágio profissional numa empresa ou numa outra instituição onde poderás colocar à prova as tuas competências adquiridas durante o teu ciclo de estudos e acumulares alguma experiência profissional nessas ou noutras áreas complementares. Uma vez terminado o período de estágio, poderás até receber uma proposta para continuar nessa empresa/instituição e aí continuares a desenhar o teu percurso profissional.
Os programas que a seguir se apresentam são programas de estágio incluídos nas mais recentes prioridades do Ministério da Economia e do Emprego para 2012. Para além destes existem outros estágios promovidos por entidades privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos que, naturalmente, não serão aqui publicitados dada a universalidade de áreas e competências profissionais específicas solicitadas.
Programa de Estágios Profissionais do IEFP
O Programa de Estágios Profissionais do Instituto de Emprego e Formação Profissional tem como objetivos complementar e desenvolver as competências socioprofissionais dos seus destinatários tendo em vista melhorar o seu perfil de empregabilidade e facilitar a transição entre o sistema de qualificações e o mercado de trabalho.
Vocacionado para indivíduos, com idade até aos 30 anos, inclusive, com uma qualificação de nível 4, 5, 6, 7 ou 8, este programa apoia estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, realizados em entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, comparticipando 40%, 65% ou 75% do valor da bolsa de estágio (mediante o tamanho da instituição). O valor mensal da bolsa de estágio é indexado ao indexante dos apoios sociais (cujo valor em 2012 é de 419,22 Euros) e varia consoante o teu nível de qualificação.
O prazo para candidaturas está a decorrer, mantendo-se aberto até 31 de dezembro de 2012.
Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – PEPAL
O programa de estágios profissionais na Administração Pública Local tem como objetivo promover a integração dos jovens licenciados no mercado de trabalho, possibilitando-lhes o exercício de funções adequadas às suas qualificações, beneficiando de uma experiência em contexto real de trabalho, potenciando o desenvolvimento de atividades profissionais inovadoras, de novas formações e novas competências profissionais, através do exercício de funções correspondentes à carreira técnica superior.
Este programa destina-se a jovens à procura do primeiro emprego, desempregados à procura de novo emprego ou jovens à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação, que tenham até 35 anos de idade e possuam qualificação de nível superior correspondendo, pelo menos, ao grau de licenciado. O estágio tem a duração de 12 meses, não prorrogáveis e as despesas das entidades promotoras com o pagamento da bolsa de estágio, do subsídio de refeição e do seguro contra acidentes de trabalho podem ser financiadas em 70%.
A fase de pré-candidatura da 5.ª Edição deste programa esteve aberta de 13 a 29 de fevereiro de 2012.
Programa de Estágios Profissionais na Administração Central – PEPAC
Assim como o programa acima apresentado, também o PEPAC pretende possibilitar aos jovens com qualificação superior a realização de um estágio profissional em contexto real de trabalho que crie condições para uma mais rápida e fácil integração no mercado de trabalho, promovendo novas formações e novas competências profissionais que possam potenciar a modernização dos serviços públicos.
Este programa visa ainda garantir o início de um processo de aquisição de experiência profissional em contacto e aprendizagem com as regras, boas práticas e sentido de serviço público, ao mesmo tempo que Fomenta o contacto dos jovens com outros trabalhadores e atividades, evitando o risco do seu isolamento, desmotivação e marginalização.
A duração dos estágios, destinatários e valor das bolsas são equivalentes aos do concurso anterior.
O diagnóstico da disponibilidade dos serviços para acolher e promover o desenvolvimento de estágios neste programa decorreu de 24 de setembro e 8 de outubro de 2012.
Programa INOV Contacto – Estágios Internacionais de Jovens Quadros
O INOV Contacto é um projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a NetworkContacto.
É uma iniciativa apoiada pela União Europeia e pelo QREN/POPH e gerida pela aicep Portugal Global e as candidaturas destinam-se, exclusivamente, a jovens que satisfaçam um conjunto de Requisitos Obrigatórios.
Os apoios atribuídos ao estagiário compreendem uma bolsa mensal equivalente a duas vezes o IAS (indexante de Apoios Sociais), desde o primeiro ao último dia de estágio (1ª e 2ª fases). Já durante a 2ª fase de estágio (estrangeiro) esta bolsa será complementada com um subsídio de alimentação e alojamento, calculado de acordo com o Índice de Custo de Vida da ONU e que varia consoante o mercado de acolhimento. Esta bolsa é ainda complementada com um seguro de Acidentes de Trabalho durante todo o estágio, Seguro de Acidentes Pessoais e um Seguro Mundial de Saúde, durante o período de residência no estrangeiro e apenas nos países onde não existe reciprocidade de cuidados médicos, estando ainda incluído também na bolsa de estágio a viagem de ida e volta, entre Portugal e o local de estágio no estrangeiro.
LINKS RELACIONADOS
Programa de Estágios Profissionais do IEFP
Programa de Estágios Profissionais na Administração Local – PEPAL
Programa de Estágios Profissionais na Administração Central – PEPAC
Programa INOV Contacto