FEP

Financiamento para empresas

Uma vez criada a empresa poderás recorrer a um conjunto de oportunidades de financiamento alternativas para alavancar a atividade da mesma, sem recorrer imediatamente a compromissos financeiros mais onerosos (como o caso de empréstimos bancários ou capital de risco).

O financiamento de pequenos projetos empresariais com características específicas e em áreas devidamente balizadas, juntamente com o apoio de pequenos créditos ao arranque da empresa são as melhores hipóteses que deverás considerar no arranque do teu projeto empresarial.

 

Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE

O Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) visa a melhoria sustentada da competitividade da economia portuguesa num contexto de mercado global, intervindo sobre dimensões consideradas estratégicas, como a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico, a internacionalização, o empreendedorismo e a modernização da Administração Pública.

Um dos instrumentos para concretizar os objetivos estratégicos e operacionais deste Programa são os Sistemas de Incentivos ao Investimento das Empresas. Estes encontram divididos em três grandes sistemas:

1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME;

2. Sistema de Incentivo à Inovação;

3. Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas.

Em cada destes sistemas de incentivos, até 2013, encontram-se abertos vários concursos para apresentação de candidaturas por parte de empresas, seja para o desenvolvimentos de projetos de I&DT a título individual ou em parceria com outras instituições, seja para projetos associados ao processo de criação de empresas ou até mesmo para expansão em território internacional.


Microcrédito

O microcrédito é um pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que não têm acessoao crédito bancário, mas querem desenvolver uma atividade económica por conta própria e, para isso, reúnem condições e capacidades pessoais, que antecipam o êxito da iniciativa que pretendem tomar. 

A iniciativa de investimento deve ser auto sustentável, capaz de gerar dinheiro suficiente para reembolsar o capital emprestado. No âmbito deste tipo de financiamento estabelece-se uma espécie de contrato de confiança entre os microempresários e a Associação Nacional de Direito ao Crédito, estando assim garantido o apoio operacional por parte desta associação aos microempresários durante as várias fases de desenvolvimento do negócio.


LINKS RELACIONADOS
Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE

Associação Nacional de Direito ao Crédito 

Faculdade de Economia da
Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias,
4200-464 Porto - PORTUGAL tel | +351 225 571 100
fax | +351 225 505 050 http://www.fep.up.pt
geral@fep.up.pt
 
design: SEARA.COM